sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Sim à Resistência


Com o texto abaixo em 94, conquistei o primeiro lugar em um concurso de poesia no colégio. Nessa época tinha juízo (rsrsrsrsrsrs), tinha inspiração de sobra para escrever mas depois não sei o que ocorreu, parece que bloqueou tudo e a pessoa ficou incapaz de produzir ao menos uma linha... Talvez pelas poucas e boas que aconteceram em minha vida meses depois desse concurso. Era uma pessoa completamente dedicada à escrita, participava de concursos, escrevia para os jornais, estava sempre a frente dos eventos literários da escola, enfim, foi um tempo muito bom. Depois vinheram as provações, a menina de quase 17 anos começou a ter responsabilidades de uma mulher e por aí vai. Mas agora, depois de algum tempo, ando tentando me reconstruir em todos os campos da minha vida, sobretudo na escrita e na leitura que costumavam ocupar o primeiro lugar em minha vida. Ah, ontem me presenteei com dois livros de Caio Fernando Abreu: O Ovo apunhalado e Ovelhas negras. Serão meus dois livros para as férias da faculdade. Conheci e aprendi a gostar do Caio há algum tempo mas só esporadicamente era que pegava alguma coisa para ler. São contos fantásticos com preferência pelos Sem Ana Blue e Terça gorda de carnaval (se não me falha a memória são esses os títulos). Me aprofundarei mais nesse grande contista e talvez passe por aqui e comente alguma coisa com vocês. Desejo a todos um lindo final de semana! Fiquei com meu texto agora.


SIM À RESISTÊNCIA


No silêncio
A sensação
É de que reina a paz
Engano, mentira, ilusão!
Ouço, sinto no coração.
(Ouvido apurado, que azar, ou melhor, sorte... talvez!).
Escuto os lamentos
De dor, de fome,
A ressonância da voz infantil;
Do povo explorado,
Enganado, atemorizado,
Sem remédio, sem teto, sem chão.
Personagem principal e permanente,
No enredo da tragédia.
Nos funestos ingredientes
Da fatalidade da vida
A insolência tenta vencer.
Não... Não... Não...
Ainda temos força e acima
De tudo coragem,
Precisamos urgente de ação.
Soltemos o grito contido para a transformação.

Nenhum comentário: